A Rede Alerta foi o resultado do Projeto Alerta, financiado pelo Fundo Social Europeu da União Europeia, dentro do programa operativo Galego 2007-2013, e liderado pelo IGAPE. O seu objetivo foi conseguir a implantação de um sistema colaborativo de vigilância competitiva que nasceu no âmbito da atuação das agências de desenvolvimento económico regional de Espanha, Portugal e França. Também abriu a sua expansão geográfica para que todos os utentes interessados pudessem somar-se à iniciativa.
O que é a Rede Alerta?
A Rede Alerta lançou-se para criar uma comunidade virtual aberta e gratuita de utentes interessados em explorar sistemas colaborativos de vigilância competitiva. Para isso, proporciona aos utentes o acesso a uma plataforma de código aberto e ao trabalho de grupos colaborativos especializados em diferentes temáticas para vigiar, analisar e inovar em rede..
Quais foram os seus objetivos?
O objetivo de liberar Rede Alerta respondeu a necessidades tão relevantes no meio competitivo atual como:
- Ajudar às organizações a incorporar processos e práticas de vigilância competitiva nas estratégias organizacionais.
- Facilitar aos utentes o acesso a informação de alto valor sobre retos estratégicos e temáticas compartilhadas.
- Promover o intercâmbio de conhecimentos e ideias entre todos os membros participantes.
- Favorecer a geração de redes de valor e oportunidades de colaboração entre membros e instituições participantes para a geração futura de projetos de inovação.
Como funciona?
A Rede Alerta lançou-se como uma iniciativa aberta à participação de qualquer utente interessado, colaborativa ao estar desenvolvida sobre a primeira especificação aberta de intercâmbio de informação entre plataformas de inteligência, segura ao proteger as informações privadas e sem custo.
O procedimento e utilização é muito simples. A Rede Alerta propõe aos seus utentes fazer parte de grupos colaborativos para abordar toda a corrente de valor do ciclo de vigilância competitiva desde uma plataforma de código aberto:
- Ferramenta: Pode aceder à plataforma da Rede Alerta como utente, usando o registo, ou fazendo download e instalando o código num servidor linux, unido a uma IP ou domínio site próprio através do seu site. Esta aplicação dá a cada grupo colaborativo ferramentas e funcionalidades para desenvolver objetivos de vigilância competitiva e está desenvolvida de acordo com o regulamento de referência UNE 166006:2001 “Gestão da I+D+i: sistema de vigilância tecnológica e inteligência competitiva” e CEN/TS16555-2:2014 Gestão da Inteligência Estratégica.
- Grupos colaborativos: A Rede Alerta propõe aos seus utentes fazer parte de grupos colaborativos para abordar toda a corrente de valor do ciclo de vigilância competitiva. Estes grupos colaborativos podem ser generalistas ou temáticos e, na atualidade, encontrará:
- Inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de negócios.
- Projeto piloto empresa.
- Tecnologias da Informação e a comunicação.
- Energia.
- Madeira.
- Empreendimento.
- Desenvolvimento territorial.
- Financiamento.
- Internacionalização.
- Manufatura avançada.
Ver outros temas
- Inteligência Tecnológica
- Nanotecnologia
- Meio Ambiente
- Media e Cultura
- Materiais
- Indústria
- Investigação
- Ciências Sociais
- Propriedade Intelectual e Industrial
- Governança
- Transferência de Tecnologia
- Educação
- Economia e Direito
- Ciências
- Biotecnologia
- Agroalimentar
- TIC e Electrónica
- Inovação
- Turismo
- Saúde
- Transporte
- Recursos Marinhos