Nascido Socialnest, um inovador centro em Valência, Espanha, para a promoção do empreendedorismo social. São empresários, profissionais, estudantes e todos aqueles com interesse para ajudar a encontrar um ecossistema de apoio, incentivo, treinamento e oportunidades de construir um mundo melhor, uma realidade. Margarita Albors , Project Manager, diz que está comprometida com a inovação e empreendedorismo social na rede:

Q: Margaret, diga-nos o que é Socialnest?

R: Socialnest é um centro de apoio a empreendedores sociais. Nós apoiamos as pessoas que querem melhorar o mundo através de uma empresa social.

Q: Empreendimento Social? Pode explicar o que é?

R: Sim, claro. Uma empresa social é uma organização que visa resolver um problema social ou ambiental importante, usando princípios de negócio que sejam sustentáveis. Uma empresa social está entre uma ONG e uma empresa tradicional. Tem em comum com uma ONG a solução de um problema social ou ambiental e a meta perseguida pelo mesmo é a razão para sua existência, mas ao contrário de ONG e como uma empresa tradicional, utiliza os princípios do mercado a ser financeiramente sustentáveis e crescer em suas operações. Nessas empresas, os benefícios económicos são apenas os meios, o fim é a solução dos problemas sociais.

Alguns exemplos de empresas sociais são, por exemplo, La Fageda . La Fageda é uma empresa social do nosso país à procura de emprego e inserção social de pessoas com deficiência mental. Emprega mais de 160 pessoas com doenças mentais. Esta é a sua meta, fabrica e vende produtos lácteos.
VisionSpring
é outra empresa social que vende óculos de sol a preços acessíveis para pessoas em países pobres, através do estabelecimento de um sistema de franquia que prevê oferta de emprego para muitas mulheres pobres.

Q: Voltando ao Socialnest. Como ajudar os empresários que queiram criar empresas sociais?

R: Vamos ajudá-los através de um programa de formação e workshops sobre gestão empresarial e empreendedorismo social, bem como suporte emocional, orientação, contactos com potenciais fontes de financiamento e dar-lhes visibilidade aos seus projetos. Tudo isso para promover uma cultura de colaboração entre os próprios empresários. Muitas vezes o caminho do empreendedor é solitário, e para evitá-lo, criamos uma comunidade em torno de empreendedores sociais.

Q: Como se está fazendo isso?

R: Fazemos com que se envolva todos os setores da sociedade. As oficinas de formação e orientação são dadas por profissionais, académicos, empresários, etc., que voluntariamente, contribuiem com os seus conhecimentos e experiências em projetos sociais e desenvolvidos por Socialnest. Incentivamos e facilitamos a participação dos cidadãos na resolução dos problemas sociais e, portanto, abordamos este tipo de iniciativa e de acção como um nó de ligação entre todos os intervenientes: empresas, profissionais, comunidade académica, governo, fontes de financiamento, etc.

Acabamos de abrir um período de inscrição para todos aqueles com uma idéia. Em Junho, o programa começará a funcionar até Dezembro. Ambos os empresários e pessoas que querem ajudar de alguma forma, podem encontrar mais informações no nosso site: socialnest.org.

O programa tem lugar em Valência, mas as iniciativas de outros países podem beneficiar-se do acesso aos recursos através do nosso site e visibilidade dos projetos.

Q: Como surgiu a idéia?

R: A idéia veio depois de minha experiência nos Estados Unidos. Estava a estudar um mestrado na Universidade de Harvard e conheci dezenas de pessoas desamparadas que viviam às portas da Universidade. Isso foi chocante para mim durante a minha estadia e levantou-me a pensar como poderia ajudar a melhorar as coisas. Também gosto da atmosfera e do ecossistema para o ambiente empresarial, que é muito mais forte do que aqui. O que também me influenciou na criação do Socialnest foi verificar o alto grau de participação do cidadão nas questões que envolvem a comunidade. Foi algo que me surpreendeu e me dei conta de que esses dois fatores, o empreendedorismo e a participação são necessários para conduzir uma sociedade e um mundo melhor.

Eu acredito que as empresas sociais podem desempenhar um papel muito importante na melhoria de muitos dos problemas actuais, e por isso decidi criar uma organização para facilitar e incentivar a criação dos mesmos e criar um ecossistema em torno dele.

Q: Porque é importante para a nossa economia apostar na inovação social?

R: Como sabemos, existem muitos problemas sociais de naturezas muito diferentes: a pobreza, a toxicodependência, insucesso escolar, maus tratos, exclusão social … os empresários podem procurar resolver esses problemas de forma inovadora, atacando a partir da raiz e de uma forma que seja sustentável. Se podemos imaginar como resolver os problemas que eu mencionei de forma sustentável reduziria depesas feitas pelos governos, além de melhorar as vidas de muitas pessoas e, assim, por exemplo, no caso de pessoas pobres, aumentar a sua capacidade de participar na economia e poderem ter acesso a produtos e serviços que atualmente não estão disponíveis a eles, tornando-se assim novos clientes.

Q: Qual é o papel da tecnologia na melhoria social?

R: A tecnologia tem um papel importante na melhoria da sociedade. Internet, por exemplo, permite que pessoas de todo o mundo ajudem a uma iniciativa que está ocorrendo em outros lugares a milhares de quilómetros. Um exemplo é o caso de Kiva , uma empresa social que permite a qualquer pessoa fazer uma pequena doação para os empresários dos países em desenvolvimento, especialmente as mulheres, por meio de créditos. Mas não é só internet, outras aplicações da tecnologia que podem mudar a vida dos mais pobres em uma forma muito significativa.D. Light Design projeta e vende lâmpadas d energia solar a preços acessíveis em áreas onde não há electricidade. O fato é que as pessoas têm mais horas de luz pode aumentar as suas horas produtivas. Pode, por exemplo, ler ou estudar quando quiser, o que contribui para a educação e, portanto, a redução da pobreza. Os telemóveis também são uma ferramenta que está mudando a vida de milhões de pessoas e dando-lhes muitas oportunidades.

Q: Na Socialnest procuram o Networkin. Quais são as vantagens que vê para ele?

R: Os problemas sociais, como mencionei anteriormente, são variados e complexos de resolver, uma vez que há muitos fatores envolvidos. Os empreendedores sociais não podem e não devem agir sozinhos, com o fim de ter um impacto sustentável. Devem colaborar com governos, empresas e ONG’s. Conhecimento, experiência e recursos de todos eles são muito valiosos para resolver os problemas sociais e od empreendedores sociais sabem isso. Em Socialnest , queremos envolver toda a comunidade, universidades, governos, ONGs, cidadania e, assim, contribuir para a melhoria social através de projetos de empreendedores sociais. Queremos também manter em contacto com o que se faz noutras partes do mundo em inovação e empreendedorismo social, identificar as melhores práticas, o que funciona e não funciona, além de criar e pertencer a redes que agregam valor real ao que queremos.

Q: Por último, poderia citar alguns dos problemas que procuram resolver nas iniciativas que estão sendo submetidas a Socialnest?

R: Estamos começando. Posso dizer-vos que uma das iniciativa visa diminuir o tempo de recuperação das crianças internadas, outro oferecer actividades desportivas e de lazer para pessoas com problemas físicos, e outra criar emprego para mulheres em exclusão social

Este é apenas o começo Socialnest, que abre caminho para apoiar os empresários na promoção de empresas inovadoras e as suas iniciativas, e onde a tecnologia aplicada ao desenvolvimento como uma resposta a um desafio sócio-económico da nossa comunidade tem um futuro inevitável.

Ver outros temas