Rede Emprendia a Red Iberoamericana de Incubadoras Universitárias, com sede em Santiago de Compostela. Esta criada por iniciativa da Universidade de Barcelona (UB), a Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Banco Santander.
Na sua fase de fundação, a rede é integrada pelos seguintes centros:
- Universidad Autonoma de Madrid
- Universidad Complutense de Madrid
- Universidade da Cantábria
- Pontificia Universidad Católica de Chile
- Universidad Nacional Autonoma de Mexico
- Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey
- UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas
- Universitat Politécnica de Catalunya, Barcelona TECH
- Universidad de Buenos Aires
- Universidade de São Paulo
- Universidade de Coimbra
- Universitat de València
O objectivo da rede Emprendia é o de atuar dentro de um ponto de encontro para a troca de experiências entre as universidades latino-americanas, no âmbito das empresas com um científico e tecnológico, a criação de um selo de qualidade internacional na melhor universidade prática empresarial acadêmico a promover a cultura empresarial, assessoria de universidades, o desenvolvimento de ferramentas e edição de publicações e seminários e conferências para facilitar a troca destes projectos.
O núcleo inicial da Red Iberoamericana de Incubação de Negócios da Universidade é formada pela incubadora biológica que se desenvolve no PCB UB e Uninova, a incubadora de empresas da USC, que, com o apoio do Banco Santander, que O objetivo principal formar equipes multidisciplinares para facilitar a transferência à sociedade dos resultados da investigação, especialmente nas ciências da vida.
O objectivo a médio prazo é a implementação de projetos conjuntos entre instituições latino-americanas que irá permitir a criação de 500 universitários empresas spin-off (spin-offs) nos próximos cinco anos.