O Manual de Frascati (2015) está elaborado pela OCDE e representa principal o manual metodológico de referência para medir as atividades de ciência, tecnologia e inovação ao harmonizar internacionalmente a produção e tratamento destes indicadores de I&D.
Originalmente, foi publicado pela OCDE em 1963 com o título “Proposta de norma prática para inquéritos de investigação e desenvolvimento experimental”. Hoje conta com sete edições e está impulsionado pelo grupo de trabalho de Especialistas Nacionais de Indicadores de Ciência e Tecnologia (NESTI) da OCDE, com apoio da Divisão de Análise Económico e Estatística (EAS) da Direcção da OCDE para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (STI), integrando assim mais de 50 países.
O Manual de Frascati contribui com definições essenciais de conceitos e categorias empregados nas atividades de I&D e destaca a atenção para o processo da globalização da I&D.
A partir do Manual de Frascati, a OCDE editou outros manuais metodológicos conhecidos como a “Família Frascati”, onde os mais destacados são o Manual de Oslo sobre inovação, o Manual de Balança de pagamentos de tecnologia (1990), o Manual de patentes (1994) e o Manual de Camberra (1995) sobre recursos humanos dedicados à ciência e a tecnologia.
Mais informação: Manual de Frascati (2015)