A Comissão Económica para América Latina e Caraíbas (CEPAL) representa um dos principais organismos regionais na produção de indicadores socio-económicos, contribuindo com dados estatísticos úteis para a inteligência tecnológica.
A área de estatística da CEPAL promove a geração e uso de informação estatística internacionalmente comparável para a formulação, rastrejamento e avaliação de políticas públicas, oferecendo relevantes fontes de informação e ferramentas estatísticas também para empresas. Se destaca:
- CEPALSTAT: com dados, indicadores e estatísticas dos países de América Latina colectados, sistematizados e publicados para exploração pública através de open data.
- REDATAM: sistema computacional com mapas interactivos sobre o processamento e análise de dados relativos a censos, inquéritos, registos administrativos, etc. dos países de América Latina e Caraíbas.
- TRADECAN: programa computacional para a análise de competitividade das nações, a partir do banco de dados e indicadores de COMTrade da ONU.
- SIGCI: sistema interactivo gráfico de comércio internacional com informação sobre o intercâmbio comercial de países de América Latina e Caraíbas, Europa e Asía-Pacífico, contribuindo com informação sobre indicadores de intensidade tecnológica.
A CEPAL oferece também informação estatística a partir de uma ampla rede de Observatórios especializados, como o Observatório América Latina-Asía Pacífico.
Mais informação: CEPAL