A análise do portfolio tecnológico é uma ferramenta de gestão útil para a identificação e avaliação de tecnologias no âmbito interno da organização, ao permitir analisar e priorizar projectos e/ou inovações tecnológicas estratégicas com respeito à optimização da relação entre o máximo rendimento e o mínimo risco.
Existem múltiplas metodologias de gestão, que devem ser capazes de identificar os produtos ou sistemas tecnológicos básicos, centrais e derivados da organização, prestando especial atenção a elementos como: capacidades, estado de maturidade ou TRL, activos intangíveis como os registos de propriedade intelectual, o investimento requerido, as tecnologias potencialmente sustitutivas, as tendências e os benefícios previsíveis. Para isso, a inteligência tecnológica tem um papel essencial, especialmente o aproveitamento informativo dos seus produtos.
Em general, este tipo de processos de planejamento estratégico permitem obter como resultados matrizes de decisão. Estas ajudam a avaliar diferentes alternativas de actuação para seleccionar de maneira ponderada aquela com maior garantia de sucesso. Além disse oferecem resultados de forma visual, através de gráficos e tabelas.
Mais informação: García & Verlasco, 2008